Babilônia: filme é baseado em história real? Saiba quem foram os famosos que inspiraram o filme

Recém-chegado à Netflix, o filme “Babilônia” (2022) é uma grande homenagem à chamada “Era de Ouro de Hollywood”. A trama se passa no final dos anos 1920 e mostra a transição do cinema mudo para o falado. Apesar de não ser baseado em fatos, o longa retirou inspiração de algumas estrelas da época, que ajudaram a moldar os protagonistas do filme.

Inspiração da personagem de Margot Robbie

No filme, Robbie interpreta Nellie LaRoy, uma atriz que se torna uma grande estrela, mas lida com vários problemas envolvendo vício em drogas e sua conturbada vida pessoal. Apesar de misturar inspiração de mais de uma atriz da “Velha Hollywood”, a principal base da personagem é a atriz Clara Bow (“Asas”).

Bow cresceu em uma família muito pobre, com um pai sexualmente abusivo e uma mãe mentalmente estável que até tentou matar a filha. Ela entrou na indústria com apenas 16 anos depois de vencer um concurso de uma revista e rapidamente se tornou uma grande estrela do cinema mudo, cativando o público com sua personalidade de “garota da casa ao lado”.

Com a Grande Depressão dos anos 1930, o estilo de vida extravagante da atriz virou um alvo fácil para a mídia. Ela até fez alguns filmes falados, mas a maioria dos críticos concordavam que ela era melhor nos filmes mudos. Bow se aposentou em 1933 e faleceu em 1965, aos 60 anos, tendo sofrido com problemas de saúde mental no final da vida.

margot robbie clara bow babilônia
Imagem: reprodução/Sky News e IndieWire

Inspiração do personagem de Brad Pitt

Pitt interpreta Jack Conrad, inspirado em John Gilbert, que foi um dos maiores astros da era do cinema mudo. Considerado um grande galã, Gilbert estrelou romances de sucesso, mas a chegada do cinema falado matou sua carreira. Assim como vários astros do cinema mudo, Gilbert não conseguiu se adaptar a mudança da indústria.

Mas as fraquezas dele como ator não foram o único fator para o fim da sua carreira. John Gilbert era conhecido por dar muita dor de cabeça aos executivos, já que sofria com o vício em álcool, tinha uma vida amorosa extremamente agitada e uma reputação de ser “difícil de trabalhar”. Ele faleceu em 1936, quando tinha apenas 38 anos.

brad pitt john gilbert babilônia
Imagem: reprodução/Britannica e The Guardian

Fonte: Collider.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.