Bruce Lee morreu de quê? A misteriosa e trágica morte do ator

O ator Bruce Lee ficou eternizado no cinema em filmes clássicos de artes marciais como “A Fúria do Dragão” (1972) e “Operação Dragão” (1973). Ele faleceu em 1973, com apenas 32 anos de idade, uma morte misteriosa que até hoje levanta dúvidas e teorias.

No dia 20 de julho daquele ano, Lee foi tirar um cochilo depois de reclamar de dor de cabeça. Ele nunca acordou. Bruce Lee foi encontrado inconsciente e uma ambulância foi chamada até o local, mas ele foi declarado morto assim que chegou ao hospital. A causa da morte foi um edema cerebral, ou seja, um inchaço no cérebro “causado por um aumento do volume de líquido no tecido cerebral”, explica o site do Hospital São Lucas.

Existem várias causas possíveis para um edema cerebral, como traumatismo craniano, hipoglicemia, baixa concentração de sódio no organismo, abuso de drogas ilícitas, entre outras.

O que provocou o edema de Bruce Lee?

Na época da morte do ator, eles concluíram que o edema do ator tinha sido provocado por uma reação alérgica aguda (anafilaxia) a um medicamento.

Porém, anos depois, pesquisadores revisitaram as evidências e chegaram a outra possível conclusão: de que o edema teria sido causado por hiponatremia, baixo concentração de sódio no corpo, o que faz com que as células do corpo, incluindo do cérebro, inchem. Esse estudo se chama “Who killed Bruce Lee? The hyponatraemia hypothesis” (“Quem matou Bruce Lee? A hipótese da hiponatremia”) e foi publicado no periódico Clinical Kidney Journal.

De acordo com a pesquisa, o ator estava ingerindo grandes quantidades de líquido por dia e seus rins não conseguiram excretar água suficiente para manter a homeostase da água e o equilíbrio de sódio no organismo. Segundo a viúva de Lee, Linda Emery Lee, o ator tinha uma dieta à base de fluidos de cenoura e suco de maçã, e ele tinha outros fatores que diminuem a capacidade dos rins, como o uso de medicamentos prescritos e álcool.

Fonte: site Hospital São Lucas e O Globo.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.