Central do Brasil é baseado em história real? A verdade por trás do filme

Lançado em 1998, com direção de Walter Salles, o filme Central do Brasil é considerado um verdadeiro clássico do cinema nacional. Sua trama, estrelada por Fernanda Montenegro, é tão marcante que até os dias de hoje, serve de inspiração para diversas produções brasileiras.

Inclusive, dentre seus muitos pontos positivos, a história de fato é um espetáculo a parte, sendo capaz de comover as pessoas até os dias de hoje. E ela se torna ainda mais impressionante quando se descobre que, para criar o roteiro, Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro se inspiraram em uma história real.

Quando filme começa, o primeiro rosto filmado é o de Socorro Nobre, que aparece ditando uma carta para Dora, a personagem de Montenegro, que ajuda pessoas analfabetas a escrever cartas. Mas na realidade, Dora é inspirada na própria Socorro, pois a trama se baseia em sua história.

Presa em 1986, Socorro permaneceu sete anos cadeia, condenada como cúmplice de assassinato do próprio irmão. Durante seu período em cárcere, ela ajudava outras detentas a redigir suas próprias cartas. Um dia, ela passou a trocar cartas com o escultor polonês Frans Krajcberg, e uma destas cartas foi parar nas mãos de Salles.

A partir disso, ele se inspirou na tocante história de Socorro para inicialmente desenvolver um documentário, lançado em 1995, que posteriormente viria a servir de gênese para Central do Brasil, que serve como uma homenagem de Salles à Socorro.

Mais sobre Central do Brasil: trama, elenco e onde assistir

Dora é uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Quase todos os dias, ela vai até a Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, e cobra para escrever e enviar as cartas para estas pessoas.

Apesar de embolsar o dinheiro, ela não envia todas as que escreve, principalmente as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais. Mas quando o filho de uma de suas clientes lhe pede ajuda para reencontrar o pai após a morte da mãe, Dora acompanha o menino em uma jornada pelo Nordeste.

Além de Fernanda Montenegro, o elenco do filme também inclui nomes como Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Otávio Augusto, entre outros. Central do Brasil está disponível em VOD, mas será disponibilizado na Netflix a partir deste mês. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.