Como South Park consegue falar mal de celebridades e não ser processado?

Fazer piadas com celebridades, principalmente as mais excêntricas, não é uma novidade na indústria do entretenimento. Afinal, é muito comum ver programas ou filmes de comédia brincando com diversas estrelas, mas em alguns casos, muitos acabam não indo longe demais temendo receber processos.

Mas este certamente não é o caso de South Park, a famosa animação adulta criada por Trey Parker e Matt Stone em 1997, que é mundialmente conhecida por seu humor ácido e sem papas na língua, que já fez piadas com grandes estrelas da mídia, a família real e até mesmo com alguns dos Papas.

image 17

Com isso, surge no público a dúvida de como o programa conseguiu ir tão longe, contando com 26 temporadas até o momento, além de filmes e produções derivadas, sem enfrentar problemas judiciais. Afinal, muitas celebridades já manifestaram não terem gostado de sua aparições em South Park.

Mas, segundo o site StudioLegal, existe uma resposta simples para isso: porque, legalmente, eles podem fazer isso. Antes de mais nada, é preciso lembrar que South Park é, antes de mais nada, uma sátira, portanto não tem a intenção de difamar ninguém, mesmo pegando pesado em suas piadas.

Além disso, não há nenhuma violação de direitos autorais ou de imagem, uma vez que trata-se da representação fictícia de figuras públicas e de conhecimento geral. Mas vale destacar que o time de South Park certamente também inclui uma equipe jurídica formidável, que auxilia nestes trâmites.

Trama e onde assistir South Park

Ambientado na cidade-título, South Park acompanha os acontecimentos bizarros no dia a dia de 4 crianças. Destinado ao público adulto, o programa tornou-se alvo de debates por suas críticas através de humor negro, cruel, surreal e satírico que abrange uma série de assuntos muitas vezes espinhosos.

Por sua periodicidade, a animação consegue sempre estar atualizada, debatendo temas como política, movimentos sociais, questões de saúde pública e tecnologia. Inclusive, em sua recém-lançada 26ª temporada, South Park teve um episódio coescrito pelo ChatGPT.

A série está programada para ser exibida até a trigésima temporada, agendada para estrear em 2027. Até lá, South Park ainda pode contar com diversos spin-offs, incluindo até mesmo videogames e episódios especiais. O programa está disponível para streaming no catálogo da Paramount+.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.