Criptofraude: o novo documentário sobre crime real da Netflix

Ainda investindo no cenário dos true crimes, a Netflix se prepara para acrescentar mais um título ao seu catálogo, intitulado de Criptofraude, do original “Bitconned“, o novo documentário promete investigar os detalhes do esquema de criptomoedas da Centra Tech, liderado por Raymond Trapani.

Em 2017, Trapani, que desde a infância aspirava ao mundo criminoso em busca de ascensão financeira (segundo ele mesmo), criou um esquema durante o auge do Bitcoin, que o deixaria extremamente rico. Para isso, ele utilizou sua empresa, a Centra Tech no jogo.

Junto aos parceiros Sohrab Sharma e Robert Farkas, Trapani conseguiu se destacar pela oferta de um cartão de débito de sua empresa. Com isso, ele então realizou uma oferta inicial de moedas (ICO) que lhe rendeu mais de US$ 25 milhões.

Vale destacar que o ICO é um meio não regulamentado, fazendo com que um novo empreendimento possa arrecadar fundos vendendo moedas “recém-cunhadas”. Entretanto, a ilegalidade da oferta, aliada a falsas declarações e omissões que induziram investidores foram a ruína de Trapani.

Ele se declarou culpado pelo esquema e, atualmente, enfrenta dez acusações distintas, incluindo associação criminosa para fraude financeira, fraudes telemáticas e obstrução da justiça. Ele atualmente cumpre pena e foi condenado a pagar uma multa proporcional. Seus colegas também se declararam culpados.

Mais sobre Criptofraude: trama, data de estreia e trailer

O filme conta a história da Centra Tech, uma falsa empresa criada por golpistas que deram um golpe milionário no setor de criptomoedas. A trama conta com depoimentos reais de Ray Trapani, além de outras testemunhas, conforme já exibido no trailer oficial. Assista:

O esquema da empresa começou a ruir quando um jornalista do The New York Times começou a investigar, o que deu início a uma série de denúncias que levaram os fundadores a realizar diversas mudanças no site da Centra Tech, removendo o nome da Visa e outras empresas.

Criptofraude estreia no dia 1º de janeiro de 2024, exclusivamente no catálogo da Netflix. Além da história real de Trapani, o filme também aborda temas como a ganância, os perigos do cenário financeiro em rápida mudança e o declínio do sistema capitalista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.