Documentário da Netflix está deixando os brasileiros em choque

Neste último fim de semana, chegou ao catálogo da Netflix o documentário “Holocausto Brasileiro” (2016), baseado no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex. O longa relata a história do Hospital Colônia, em Barbacena, Minas Gerais, onde mais de 60 mil pessoas morreram entre os anos 1960 e 1980 devido às condições desumanas a que os pacientes eram submetidos.

“Holocausto Brasileiro”

“No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, ocorreu uma das maiores barbáries da história do Brasil. O centro recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, epiléticos, mães solteiras, meninas problemáticas, mulheres engravidadas pelos patrões, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, mendigos, alcoólatras, melancólicos, tímidos e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais.

Essas pessoas foram maltratadas e mortas com o consentimento do Estado, médicos, funcionários e sociedade. Apesar das denúncias feitas a partir da década de 1960, mais de 60 mil internos morreram e um número incontável de vidas foi marcado de maneira irreversível.”

Sinopse de “Holocausto Brasileiro”

A jornalista Daniela Arbex, que também escreveu o livro “Todo Dia a Mesma Noite”, que inspirou a minissérie da Netflix, entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para reconstruir a história chocante do Colônia.

O documentário, lançado em 2016, foi produzido pela HBO. O filme é dirigido pela própria Arbex junto com Armando Mendz (“O Amanuense e os Grafômanos”).

“Holocausto Brasileiro” também inspirou filme de ficção

Em novembro do ano passado, o filme “Ninguém Sai Vivo Daqui” estreou no Black Nights Film Festival, na Estônia. Ele também foi o filme de abertura do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que aconteceu em dezembro. O longa chega aos cinemas este ano.

A trama segue Elisa (Fernanda Marques), internada pelo pai após engravidar do namorado. Dirigido por André Ristum (“O Outro Lado do Paraíso”), o filme conta com Augusto Madeira (“Tropa de Elite”), Andréia Horta (“Elis”), Rejane Faria (“Marte Um”), Naruna Costa (“Irmandade”), Samuel de Assis (“Vai Na Fé”), entre outros.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.