Explicação do acontecimentos no final do filme Saltburn

Novidade de fim de ano do Prime Video, “Saltburn” (2023), o novo filme da vencedora do Oscar Emerald Fennell (“Bela Vingança“), conquistou vários espectadores do streaming e causou um enorme burburinho na internet, com suas cenas polêmicas de sexo e nudez. O final, especialmente, dividiu muitas opiniões.

“Lutando para encontrar seu lugar na Universidade de Oxford, o estudante Oliver Quick (Barry Keoghan) se vê atraído para o mundo do charmoso e aristocrático Felix Catton (Jacob Elordi), que o convida para passar um verão inesquecível em Saltburn, a extensa propriedade de sua excêntrica família” (sinopse do Prime Video).

O que acontece no final de “Saltburn”?

(ATENÇÃO: obviamente, spoilers de “Saltburn” a seguir)

No ato final, descobrimos que Oliver não é quem diz ser, e criou várias mentiras sobre si, inclusive, que seus pais estavam mortos. Felix se sente traído e exige que Oliver vá embora de Saltburn depois de uma festa de aniversário. Porém, na manhã seguinte, Felix é encontrado morto.

Inicialmente suspeito, Oliver consegue manipular a situação a seu favor e convence os pais de Felix de que o Farleigh Start, primo da vítima, é o culpado, por ter incentivado Felix a usar drogas. Farleigh é expulso da propriedade. A irmã de Felix, Venetia, confronta Oliver sobre sua influência. Pouco depois, ela é encontrada morta na banheiro, aparentemente por suicídio.

Com a perda dos filhos, a matriarca Elsbeth fica muito próxima de Oliver e insiste que ele fique na casa. Preocupado, o marido dela oferece uma quantia para que o rapaz se afaste de sua família. Anos depois, Elsbeth, agora viúva, convida Oliver a voltar para Saltburn.

A reviravolta do filme é que Oliver planejou desde o começo seu encontro com Felix sabendo da riqueza do rapaz. Ele envenenou Feliz, incriminou Farleigh de roubar relíquias da família, fazendo com que ele fosse expulso, e ainda deu uma lâmina de barbear para Venetia, que já tinha pensamentos suicidas. Antes de Elsbeth entrar em coma, ela deixa toda a sua fortuna e a propriedade de Saltburn para o trapaceiro.

Na cena final, Oliver dança nu na mansão ao som de “Murder on the Dancefloor”, de Sophie Ellis-Bextor. “É aquele tipo de dança com o diabo. É tipo ‘foda-se. Ok, vamos lá'”, comentou a diretora e roteirista em entrevista ao Entertainment Weekly, explicando que o filme precisava de um último momento “triunfal” para o personagem.

Fonte: TecMundo e Business Insider.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.