Festival de Cannes brilha com filmes sobre mulheres; quantas dirigiram?

O filme vencedor do Festival de Cannes 2024 foi “Anora”, dirigido por Sean Baker (“Projeto Flórida”), um longa focado em experiências de mulheres.

E este não foi o único ponto desta edição em que as mulheres se destacaram. Vários longas abordaram questões relacionadas às mulheres. Greta Gerwig (“Barbie“) foi a primeira diretora estadunidense a liderar o júri do festival. Meryl Streep (“Kramer vs. Kramer”) foi homenageada com a Palma de Ouro honorária, maior honra de Cannes, na noite de abertura.

Porém, apesar das mulheres estarem sendo “o rosto” dessa edição de Cannes, não podemos dizer o mesmo sobre os bastidores. Dos 22 filmes que estavam na disputa da seleção oficial, apenas quatro eram dirigidos por mulheres. “Além dos esforços para diversificar os procedimentos, o tempo tempestuoso ameaçou o festival deste ano, literal e figurativamente”, afirma matéria da ELLE.

O texto da ELLE conclui dizendo que o progresso acontece aos poucos e que ver mais mulheres assumindo posições de poder na indústria é maravilhoso, mas ainda está longe de ser o bastante. “Não deve ser uma raridade que sejamos encorajadas a marcar como se devêssemos nos sentir gratas por isso. Não devemos nos sentir gratas por algo que deveria ser nosso por direito, do jeito que é dos homens.”

“Anora” venceu o maior prêmio do Festival de Cannes 2024

“‘Anora’, uma jovem profissional do sexo do Brooklyn, tem sua chance de viver uma história de Cinderela quando conhece e se casa impulsivamente com o filho de um oligarca. Quando a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais dele partem para Nova York para anular o casamento” (sinopse do IMDb).

A protagonista é interpretada por Mikey Madison (“Pânico”). Outros nomes do elenco são Mark Eydelshteyn (“O Herói do Holocausto”), Yura Borisov (“O Capitão Soviético”), Ivy Wolk (“A Bolha”) e Karren Karagulian (“Tangerina”).

Fonte: CBN e ELLE.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.