Morre vencedor do Oscar por Titanic, aos 63 anos

Parceiro de longa data do cineasta James Cameron e produtor vencedor do Oscar por filmes como Titanic, Jon Landau faleceu na última sexta-feira (5) em decorrência de um câncer. Junto de Cameron, ele esteve por trás de três dos quatro filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

image 23

Antes de sua morte, o produtor estava profundamente envolvido com as múltiplas sequências de Avatar, que Cameron planeja participar pelo menos até o quinto filme. Inclusive, em entrevista ao portal The Talks em 2022, Landau refletiu sobre sua participação nos filmes que produz.

“Eu nunca poderia simplesmente sentar em uma mesa e assinar qualquer coisa. Não apenas como produtor, mas na vida. Quero participar, quero ter uma voz, quero ter uma influência. Quero ser capaz de inspirar as pessoas a irem além do que elas acham que são suas próprias capacidades, para que elas sintam orgulho do que estamos fazendo. Acho que isso é algo muito importante. Nunca quero ser aquele cara apenas em uma mesa em qualquer lugar da vida”, comentou.

Landau recebeu diversas homenagens das equipes de diversos filmes que produziu, tanto de elenco quanto da parte técnica. Ele deixa sua esposa, Julie Landau, com quem foi casado por quase 40 anos, assim como seus dois filhos, Jamie e Jodie Landau e seus irmãos, Tina, Kathy e Les Landau.

Além de Titanic: a carreira de Jon Landau

Apesar de, inegavelmente, Titanic estar entre os projetos mais populares de sua carreira, Jon Landau foi responsável pela produção de diversas obras marcantes do cinema. Nascido em Nova York no dia 30 de julho de 1960, ele era filho de Ely e Edie Landau, que também eram produtores de cinema.

Durante sua formação, estudou na School of Cinematic Arts da Universidade do Sul da Califórnia (USC). Por volta de 1990, aos 29 anos, ele se tornou vice-presidente executivo de produção de longas-metragens na 20th Century Fox, supervisionando diversos longas-metragens.

Alguns destes filmes incluem Duro de Matar 2, O Último dos Moicanos, Power Rangers e True Lies. Neste último, Landau trabalhou ao lado de James Cameron, que lhe pediu para ler o roteiro de um projeto intitulado “Planeta Gelo“, que posteriormente se tornaria Titanic.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.