Música de Pink Floyd é recriada utilizando ondas cerebrais; entenda

Na última semana, foi divulgado na PLoS Biology (via Estadão) que cientistas conseguiram pela primeira vez decodificar uma canção com base na gravação de ondas cerebrais de pacientes. A música, no caso, foi o clássico Another Brick in the Wall, do Pink Floyd, lançado em 1979 como parte do álbum The Wall.

Esse avanço, embora possa parecer aleatório, pode ajudar a atingir a naturalidade musical da fala de pessoas que sofrem com doenças neurológicas que afetam essa condição, como é o caso da ELA (esclerose lateral amiotrófica). Até o momento, as tentativas de decodificar um discurso a partir de gravações de ondas cerebrais sempre mantiveram um tom robótico, como era o caso da voz artificial do cientista Stephen Hawking.

O neurologista Robert Knight, principal autor do estudo, confirmou que foi possível conferir a canção do Pink Floyd. Os cientistas analisaram as gravações de ondas cerebrais de 29 pacientes em cirurgias para epilepsia, sendo estes submetidos a três minutos de Another Brick in the Wall.

Com eletrodos, a atividade cerebral foi captada do cérebro dos voluntários e depois decodificada com o auxílio de inteligência artificial. Embora tenha soado um pouco abafado, foi possível escutar claramente a linha do refrão “All in all, it’s just another brick in the wall”, além de sua melodia e ritmo.

“Em média, a distância entre um eletrodo e outro era de cerca de 5 milímetros, mas em dois pacientes, a separação foi de apenas 3 milímetros. Foram justamente as melhores performances em termos de reconstrução”, afirmou Robert Knight.

Pink Floyd: Roger Waters virá ao Brasil em 2023

Por falar em Pink Floyd, um dos líderes da banda, Roger Waters virá ao Brasil neste ano. O astro inglês fará seis apresentações no país e irá trazer os clássicos do Pink Floyd ao palco de seis capitais. Confira as datas:

  • 24/10 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
  • 28/10 – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos / Engenhão
  • 01/11 – Porto Alegre – Estádio Beira Rio
  • 04/11 – Curitiba – Arena da Baixada
  • 08/11 – Belo Horizonte – Mineirão
  • 11/11 – São Paulo – Allianz Parque

A venda de ingressos teve início no fim do mês de maio, através do site da Eventim e pontos de venda credenciados. Ainda restam alguns ingressos para as apresentações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.