Por que Psicose foi filmado em preto e branco? Filmes coloridos já eram populares

Um dos maiores clássicos do terror e suspense, Psicose é um dos filmes mais famosos de seu célebre diretor Alfred Hitchcock, além de ser considerado um dos filmes mais influentes do gênero, que se destaca não só por seu enredo e cinematografia, mas por suas escolhas artísticas.

Isso porque o filme, lançado em novembro de 1960, foi todo produzido em preto e branco, o que na época já não era necessário, pois já existiam filmes coloridos, como Aldeia dos Amaldiçoados de Wolf Rilla ou Janela Indiscreta do próprio Hitchcock, lançado 6 anos antes.

Vale ressaltar que, apesar da escolha de produzir o filme em preto e branco parecer uma simples escolha artística, os motivos vão muito além disso, passando tanto por questões econômicas quanto por motivos de aceitação do público.

image 166
Anthony Perkins, Alfred Hitchcock e Janet Leigh em cena de bastidores de ‘Psicose’

No espectro econômico, usar preto e branco diminui drasticamente os custos de produção do filme, que custou apenas US$ 800 mil para ser produzido. A redução de custos veio a calhar, pois, devido à história pesada, baseada no livro de mesmo nome de Robert Bloch, Hitchcock teve dificuldades de conseguir investidores para a produção.

Já no quesito de aceitação, o preto e branco ajudou a “amenizar” uma das cenas mais conhecidas do filme, a do banheiro. Sendo uma das cenas mais chocantes já produzidas na época, Hitchcock acreditava que os espectadores não estariam preparados para uma cena como aquela com o sangue em cores.

Mesmo em preto e branco, a cena ainda assim gerou muita controvérsia levando em consideração o peso da situação, conseguindo aterrorizar o público da mesma forma. A direção de Hitchcock utilizou uma “violência suavizada” a seu favor e xarope de chocolate como o “sangue” escorrendo.

Mais sobre Psicose: sinopse, elenco e onde assistir

Psicose acompanha Marion Crane, uma mulher que está em fuga em meio a uma tempestade após roubar US$ 40 mil para se casar com o namorado. Durante sua fuga, ela decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho.

No local, conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. Quanto mais tempo Marion fica no local, aos poucos ela começa a se ver presa em uma situação de puro terror.

O filme com um dos plot twists mais famosos da história possui um elenco formado por nomes como Anthony Perkins, Janet Leigh (a mãe da atriz Jamie Lee Curtis), Vera Miles, John Gavin, John McIntire, Martin Balsam e Pat Hitchcock, filha única do diretor. Psicose está disponível no catálogo de plataformas como o Star+ e Telecineplay. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.