Yesterday: filme foi processado por causa de Ana de Armas

Em 2019, o filme “Yesterday – A Trilha do Sucesso” foi lançado aos cinemas, trazendo uma história inusitada com comédia romântica sobre um mundo que não sabia da existência da banda Beatles. 

Na trama, vamos acompanhar Jack Malik (Patel), um cantor-compositor que, depois de acordar de um acidente, descobre que acorda em uma estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Como ninguém conhece seus ídolos e suas músicas, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

Entenda o motivo do processo com Ana de Armas 

O caso ocorreu em 2022, quando o juiz distrital, Stephen Wilson, aceitou o processo de dois fãs da atriz cubana Ana de Armas,que alegaram terem sido enganados. O processo foi protocolado contra a Universal Pictures por propaganda enganosa, ao revelar, no trailer do filme, a presença da atriz, cortada da versão final.

Os dois clientes alegaram que alugaram o filme “Yesterday – A Trilha do Sucesso” no Amazon, por US$ 3,99, e ficaram surpresos por não verem a atriz na produção. Na época, a revista Variety foi quem divulgou as informações. 

Depois da decisão, os estúdios de cinema podem ser processados ​​sob leis de propaganda enganosa se divulgarem trailers de filmes enganosos. Vale ressaltar que isso já ocorreu antes, quando a Marvel alterou um de seus trailers com imagens falsas, como foi no caso de um teaser de “Vingadores: Guerra Infinita”, onde foi apresentado o “falso Hulk” em Wakanda, que não fez parte do filme. 

Sobre o caso de Ana de Armas e Yesterday, os fãs que processaram a trama foram Conor Woulfe e Peter Michael Rosza, habitantes de dois estados diferentes nos Estados Unidos (Conor em Maryland e Peter na Califórnia). No processo, a Universal teria que pagar ao menos US$ 5 milhões em nome de todos os consumidores que assistiram ao filme por causa da atriz.

Na defesa do estúdio, os advogados alegaram que o trailer é “obra artística expressiva” que resume a história do filme e, por isso, deve ser considerado um discurso “não comercial”. Porém, o juiz Wilson interpretou o ocorrido de uma maneira diferente: 

“A Universal está certa de que os trailers envolvem alguma criatividade e discrição editorial, mas essa criatividade não supera a natureza comercial de um trailer”, escreveu Wilson na decisão. “Basicamente, um trailer é um anúncio criado para vender um filme, fornecendo aos consumidores uma prévia do filme.”

Diretor fala sobre a ausência de Ana de Armas 

No desenvolvimento do filme, Ana de Armas foi convidada para interpretar Roxane, uma mulher que se apaixona por Jake quando ele fica famoso. Quando o filme foi lançado, o diretor Richard Curtis explicou que tirou a atriz da produção a contragosto, porém, quando a produção foi exibida previamente, os fãs não gostaram da personagem:

“Foi meio traumático para mim, porque ela entregou uma atuação maravilhosa, estava realmente radiante. Roxane era uma das minhas coisas preferidas do filme, mas tivemos que cortá-la pelo bem da história”, comentou Curtis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.