A Cor de um Crime: quem matou? Final explicado

Dirigido por Joe Roth e estrelado por nomes como Julianne Moore e Samuel L. Jackson, A Cor de um Crime é um drama policial de 2006 com um enredo pesado, contando a história de uma mãe desesperada em busca de seu filho supostamente sequestrado em um bairro afro-americano.

O filme acompanha a investigação do detetive Lorenzo Council (Jackson) em busca da criança, que leva o espectador à uma complexa rede de segredos e traz em sua narrativa temas como o racismo e a divisão de classes na sociedade, além de ser uma crítica mordaz à mídia.

O longa culmina em um final surpreendente que, porém, pode parecer confuso para alguns espectadores à primeira vista. Por isso, no texto à seguir, a reviravolta do longa será explicada em detalhes, para entender melhor os impactos da narrativa.

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.

No final do filme, algumas suspeitas se encaminham à mãe da criança, Brenda Martin (Moore), que acaba cercada pela polícia e confessa que matou seu filho, Cody (Marlon Sherman), acidentalmente, o que choca à todos que se mobilizaram para encontrar a criança e seu suposto sequestrador.

É explicado que Brenda começou um relacionamento com Billy (Anthony Mackie) que morava no bairro popular. Para que ela pudesse sair com Billy, ela deu a ela xarope para tosse para Cody. Porém, o menino acabou morrendo após tomar a garrafa inteira. Billy acaba ajudando-a a enterrar a criança.

Com isso, o filme desenha sua crítica, mostrando como a história de Brenda, uma mulher branca se tornou um foco de urgência, sendo que ela mesma foi a causadora, enquanto a comunidade negra local foi retratada como violenta e suspeita.

Mais sobre A Cor de um Crime

Durante a madrugada, uma mulher chega em desespero à um hospital. Esta mulher é Brenda Martin, uma mãe histérica, que conta ao detetive Lorenzo Council o que lhe aconteceu. Ela alega ter sofrido uma abordagem violenta em um bairro de subúrbio dos EUA, com uma comunidade predominantemente afro-americana.

Ela também alega que seu filho, Cody, de 4 anos, estava no banco traseiro do carro, e acabou sendo sequestrado. Com isso, uma busca pela criança se inicia, unindo diversos  integrantes das comunidades de Dempsy e de Gannon.

O problema é que as investigações em torno deste suposto sequestro fazem com que surjam tensões raciais entre integrantes das comunidades, levantando assim diversos debates raciais e sociológicos na trama.

A Cor de um Crime está disponível para compra e aluguel online. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.