“A Final: Caos em Wembley”: alguém morreu durante o tumulto?

Na recente leva de documentários que vem sendo disponibilizados no catálogo da Netflix, a produção A Final: Caos em Wembley foi lançada, se aprofundando no turbulento dia 11 de julho de 2021, em que uma das finais mais esperadas na história do futebol inglês se tornou um dia de caos.

A chegada massiva de torcedores de diversas partes do país transformou o ambiente em um verdadeiro inferno, e considerando terrível rumo que as coisas tomaram, uma das grandes preocupações é a de se houveram óbitos neste dia, quando mais de 2 mil pessoas invadiram o estádio.

A baronesa Louise Casey, de Blackstock, revelou à ITV News que a Inglaterra esteve extremamente perto de uma tragédia nacional. Só que por sorte, não ocorreram mortes, mas apenas momentos descritos como “cenas inaceitáveis ​​de desordem”, segundo a Polícia Metropolitana local.

Ou seja, apesar de terem sido identificados uma série de “quase acidentes” que poderiam ter resultado em ferimentos graves ou mortes, no fim, apenas a baderna tomou conta. Contudo, foi avaliado que, caso a Inglaterra tivesse saído vitoriosa neste dia, a situação poderia ser pior.

“Graças a Deus a Inglaterra perdeu. Se eles tivessem vencido, você teria que abrir as portas para deixar as pessoas saírem e o estádio teria sido invadido”, declarou um segurança à ITV. Acredita-se que pelo menos 6 mil pessoas poderiam ter invadido o local caso isso acontecesse.

Trama e detalhes de A Final: Caos em Wembley

O documentário narra o jogo em que a seleção inglesa, liderada pelo técnico Gareth Southgate, chegou perto de conquistar o tão sonhado título europeu pela primeira vez desde 1966. Embalada por uma campanha inspiradora, a Inglaterra esteve diante de um triunfo histórico.

Entretanto, o caos se instaurou conforme torcedores embriagados deram início a diversos eventos caóticos, que culminaram com a invasão do estádio. A Final: Caos em Wembley conta com depoimentos em primeira mão e vídeos produzidos pelos próprios torcedores, trazendo uma perspectiva direta dos fatos. O documentário está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.