Alien é um plágio? Entenda as acusações

Alien, O Oitavo Passageiro” (1979) é um clássico indiscutível do cinema, mas isso também não livra o filme de ter suas polêmicas. Os conceituados diretores David Cronenberg (“A Mosca”) e David Lynch (“Cidade dos Sonhos”) detonaram o longa de Ridley Scott e até acusaram ele de plágio!

David Cronenberg

Já em 1979, em uma entrevista para a revista Fangoria, Cronenberg acusou “Alien” de roubar ideias do seu filme “Calafrios” (1975). Inclusive, ele contou que estava em um festival de cinema exibindo o filme e um membro da plateia se levantou indignado. “Como você ousa exibir esse filme? É óbvio que você roubou do filme ‘Alien’! Há parasitas saindo de sua boca e há um ácido que queima seu rosto, exatamente como em ‘Alien’!” Quando Cronenberg disse que “Calafrios” tinha sido feito antes, o espectador teria respondido: “Ah, agora sabemos quem é o ladrão”.

Ele também afirmou que o roteirista de “Alien”, Dan O’Bannon, tinha visto “Calafrios” antes de escrever o filme e que quem lhe disse isso foi o diretor de “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981): John Landis. Cronenberg fez a acusação várias vezes, mesmo depois de décadas de “Alien” ter sido lançado.

David Lynch

No caso de Lynch, não foi ele quem fez a acusação diretamente. H. R. Giger, o artista por trás do icônico visual do Alien, contou em entrevista à revista Cinefantastique que Lynch achava que eles tinham copiado “Eraserhead” (1977).

“Fiquei sabendo que ele estava chateado porque achava que tínhamos copiado o monstro ‘Alien’ de seu bebê monstro em ‘Eraserhead’, o que não era verdade. Ridley Scott e eu nem sequer tínhamos visto esse filme na época”, relatou Giger.

“Alien, O Oitavo Passageiro”

“Quando a tripulação da sonda espacial Nostromo responde a um pedido de socorro vindo de um planeta inóspito, eles descobrem uma forma de vida mortal que se reproduz dentro de humanos. Agora, a tripulação deve lutar para permanecer viva e impedir que a criatura chegue até a Terra” (sinopse do Star+).

O filme está disponível no Star+.

Fonte: AdoroCinema.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.