Betinho – No Fio da Navalha é baseado em história real? Herbert de Souza existiu?

Destaque na programação desta quarta (31) na Globo com o Cine BBB, a minissérie “Betinho – No Fio da Navalha” (2023) retrata a história real de Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, um dos principais nomes no combate à fome e na luta por cidadania no Brasil.

Quem foi Herbert de Souza?

O sociólogo e ativista nasceu em Bocaiúva, Minas Gerais, em 1935. Assim como todos os homens de sua família, Betinho nasceu com hemofilia, um distúrbio genético que impede a coagulação do sangue. Por causa da doença, ele precisou de transfusões de sangue mais de uma vez. Em um desses procedimentos, ele contraiu HIV, o vírus causador da aids, síndrome da imunodeficiência adquirida.

Nos anos 80 e 90, Herbert de Souza se destacou por suas ações políticas por causas sociais, como o tratamento da aids e, principalmente, o combate a fome. Em 1993, ele fundou a Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida, que completou 30 anos em 2023.

A Ação da Cidadania é responsável pela “Natal Sem Fome”, que já ajudou mais de 16 milhões de pessoas em todo o país, além de realizar doações em comunidades carentes, pressionar por políticas públicas do combate a fome, entre muitos outros projetos.

“Betinho – No Fio da Navalha”

Criada por José Júnior (“A Divisão”) e com direção geral de André Felipe Binder (“Aruanas”), a minissérie relata ao longo de oito episódios a trajetória de Betinho desde os anos 60 até os anos 90. Além dos problemas de saúde, o sociólogo e ativista também enfrentou a ditadura militar no Brasil.

Dois atores receberam a missão de dar vida ao personagem. A sua versão mais jovem é vivida por Antonio Haddad (“Os Outros”) e a versão adulta, por Júlio Andrade (“Sob Pressão”). “Eu tinha o Betinho como um herói, mas não me via perto desse personagem. Como sou movido a desafios, aceitei de primeira”, comentou Andrade em release divulgada pela Globo.

A minissérie original Globoplay também conta com Julia Shimura (“Sob Pressão”), Filipe Bragança (“Só se for por Amor”), Humberto Carrão (“Renascer”), Andréia Horta (“Elis”) e Luiz Bertazzo (“Notícias Populares”), entre muitos outros.

Fonte: Ação da Cidadania, Veja Saúde e Ibase.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.