Cinco filmes sobre a questão Palestina-Israel

Nós já fizemos uma lista com cinco documentários para entender um pouco melhor o conflito entre Israel e Palestina, que já dura há mais de 70 anos e voltou às manchetes internacionais no fim de semana após um ataque sem precedentes do grupo militar palestino Hamas. Confira cinco filmes sobre essa questão, a partir de diferentes lados do conflito.

“Paraíso Agora” (2005)

paraíso agora
Foto: reprodução/Belas Artes À La Carte

Escrito e dirigido por Hany Abu-Assad (que dirigiu mais um filme dessa lista), este longa palestino conta a história de amigos de infância recrutados para um atentado suicida em Tel Aviv. Porém, a operação dá errado, e eles acabam separados, ainda com as bombas escondidas no corpo. Elogiada pela crítica, a produção foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

“Farha” (2021)

farha
Foto: reprodução/Netflix

Este filme da Netflix foi escrito e dirigido pela cineasta palestina Darin J. Sallam (“A Window of Time – Lockdown Diaries”). A trama segue uma garota de 14 anos, vivendo na Palestina em 1948, ano da criação do Estado de Israel pela ONU. Do porão trancado, ela observa uma tragédia que consome sua casa.

“Golda – A Mulher de Uma Nação” (2023)

golda a mulher de uma nação
Foto: reprodução/O GLOBO

Lançamento mais recente da lista, este filme foi dirigido pelo cineasta israelense vencedor do Oscar Guy Nattiv (“Skin”). A trama parte do ponto de vista da primeira-ministra de Israel de 1973, que teve que lidar com várias escolhas difíceis durante a Guerra do Yom Kippur. A vencedora do Oscar Helen Mirren (“A Rainha”) interpreta a personagem-título, Golda Meir, apelidada como “A Dama de Ferro de Israel”.

“Omar” (2013)

omar
Foto: reprodução/ICArabe

Mais um filme escrito e dirigido por Hany Abu-Assad que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A história é protagonizada por um rapaz palestino que vive entre a Palestina e Israel, militando contra a ocupação israelense. Após a morte de um soldado israelense, ele é preso e recebe uma proposta: ele pode sair livre, mas precisa entregar quem efetuou o disparo.

“Budrus” (2009)

budrus
Imagem: reprodução/Monmouth University

Dirigido por Julia Bacha (“Boycott”), o filme mostra a história de um líder comunitário que uniu israelenses, membros do Fatah e do Hamas, para proteger sua aldeia em um movimento desarmado.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.