Destinos à Deriva: filme é baseado em fatos reais?

Recém-chegado à Netflix, o filme espanhol “Destinos à Deriva” (2023) chamou a atenção com sua premissa sobre uma situação extrema de sobrevivência. A trama segue uma jovem mulher grávida que foge de um país totalitário em um contêiner de um navio de carga e acaba perdida no meio do oceano.

Se você está pensando: “essa história é absurda demais para ser verdade”, você está certo. O longa não retrata uma história real, mas o roteiro retirou inspiração de histórias de imigrantes que arriscaram suas vidas para tentar fugir de países instáveis.

Em uma entrevista (via TheCinemaholic), o diretor Albert Pintó comentou que a roteirista do longa, Indiana Lista, conhecia alguns imigrantes mexicanos que tentaram atravessar a fronteira dentro de contêineres e caminhões. Ele ainda observou que naufrágios são comuns na Espanha, o que foi incorporado na trama do longa. O time de roteiristas também estudou sobre rotas de tráfico humano em países como Guatemala, Honduras e El Salvador.

Ainda que a narrativa seja influenciada por estes aspectos da vida real, o filme implica que a Espanha se tornou um país totalitário em guerra, o que não está acontecendo, então, podemos assumir que a trama se passa em um futuro distópico próximo.

“Destinos à Deriva”

“Mia (Anna Castillo) é uma mulher grávida que se esconde em um contêiner para fugir de um país totalitário com o marido. Separada dele à força, ela precisa lutar pela sobrevivência quando uma violenta tempestade a atira ao mar. Sozinha e à deriva no meio do oceano, Mia fará o impossível para salvar a vida da filha e reencontrar o companheiro“, explica a sinopse oficial divulgada pela Netflix.

O longa é dirigido por Albert Pintó, mais conhecido por episódios de séries como “Sky Rojo” (2021-2023) e “La Casa de Papel” (2017-2021), ambas disponíveis na Netflix.

Comandado por Anna Castillo (“Um Conto de Fadas Perfeito”), o elenco também conta com Tamar Novas (“Abraços Partidos”), Tony Corvillo (“Remédio Amargo”) e Irina Bravo (“Paraíso”).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.