Documentário da Netflix mostra como é a vida de quem mora na Faixa de Gaza

O conflito de décadas entre Israel e Palestina voltou a dominar as manchetes internacionais neste mês após um ataque sem precedente do grupo militar palestino Hamas contra Israel, que gerou uma resposta violenta do estado israelense. Lançado em 2014, o documentário “Nascido em Gaza“, disponível na Netflix, continua tão atual e relevante quanto dez anos atrás, e é uma boa opção para quem quer entender um pouco melhor o conflito no Oriente Médio.

Escrito e dirigido pelo cineasta ítalo-argentino Hernán Zin (“Nacido en Siria”), o documentário foca no efeito da violência da guerra em crianças. O filme acompanha dez crianças que vivem na Faixa de Gaza, relatando os horrores da ofensiva israelense contra o território no verão de 2014.

O longa espanhol foi elogiado pela crítica e até conseguiu uma indicação na categoria de Melhor Documentário nos Prêmios Goya, o “Oscar da Espanha”, além de ter vencido o prêmio nos Prêmios José María Forqué e no Festival Internacional de Documentários Al Jazeera.

Produções sobre a questão entre Israel e Palestina

“Fauda” (2015-presente) (série de ficção): “Um ex-agente israelense volta à ativa para capturar um combatente palestino que ele achou que tivesse matado, desencadeando uma caótica sucessão de acontecimentos”.* Disponível na Netflix.

“Nunca deixe de sonhar: A vida e o legado de Shimon Peres” (2022) (documentário): “Na política, todos buscam o poder. Shimon Peres buscou a paz. Sua influência e integridade foram essenciais para a fundação e a preservação de Israel”.* Disponível na Netflix.

“Palestina – Fragmentos de uma História” (2023) (documentário): “Um grupo formado por quatro profissionais, com apoio da comunidade Palestina de Foz do Iguaçu e da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), visitou o Estado da Palestina para a produção de um documentário e uma exposição fotográfica, denominada Palestina: Fragmentos de uma História, com o propósito de retratar o dia a dia dos palestinos” (sinopse do filme). Disponível no YouTube.

*Sinopses oficiais da Netflix.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.