Heberte Almeida lança “Cútis”, primeiro single do seu novo álbum, nesta quinta

O cantor e compositor mineiro Heberte Almeida vai lançar sua nova música, “Cútis”, nesta quinta-feira (23). A faixa será o primeiro single do próximo disco do artista: “Fôlego”, previsto para estrear em julho. Você já pode pré-salvar a música em várias plataformas de áudio através deste link.

Entre os trabalhos do próximo disco do artista, a parte musical de “Cútis” era a mais antiga, mas foi a última música a ganhar uma letra, em que Almeida exalta a pele preta, fazendo referências a outros artistas negros, como Fela Kuti, Curtis Mayfield e o brasileiro Itamar Assunção.

A escolha da faixa como o primeiro single não foi acaso. Na divulgação, Heberte Almeida comentou que ela norteia o seu próximo álbum, que vai falar de questões raciais mais implícitas.

heberte almeida cútis
Imagem: divulgação/Fluxo Comunica

Almeida é mais conhecido na cena musical indie de Minas por ter feito parte da banda Pelos. O artista também coescreveu e produziu a música “Azul” da trilha sonora de “Marte Um” (2022), um dos filmes nacionais mais elogiados dos últimos anos.

A inspiração por trás do nome do próximo álbum de Heberte Almeida

Aos quarenta anos de idade, Heberte teve a experiência de fazer uma aula de natação pela primeira vez, tendo vindo daí a inspiração para o nome do disco: “Fôlego”. “Por mais banal que possa soar para algumas pessoas, a experiência tardia, nome de outra faixa do disco, revela questões de acesso que, inevitavelmente, atravessam também a questão racial no Brasil”, explica a divulgação.

O nome também é uma referência à sensação de alívio depois de um período conturbado nos últimos anos, incluindo uma pandemia em que os principais sintomas eram respiratórios e o movimentos “Vidas Negras Importam”, que foi reaceso no mundo após o assassinato de George Floyd, asfixiado por um policial em 2020 após supostamente usar uma nota falsificada de US$ 20 no mercado.

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o álbum “Fôlego” foi gravado no estúdio Ilha do Corvo por Leonardo Marques, produtor que já trabalhou com nomes como Bala Desejo, Maglore e Hélio Flanders.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.