Jung_E: Explicação, significado e final do filme

Disponível no catálogo da Netflix desde o dia 20 de janeiro, JUNG_E é a mais nova ficção científica dirigida por Yeon Sang-ho, diretor do elogiado Invasão Zumbi/Train to Busan (2016).

Na trama do filme, em uma Terra devastada por severas mudanças climáticas e marcada por uma guerra civil que dura décadas, Yun Jung-yi se torna uma lendária mercenária e estrategista militar com muitas vitórias.

Após uma missão que dá errado, a mercenária fica em estágio vegetativo. Sabendo de suas habilidades, uma empresa que trabalha com inteligência artificial militar chamada Kronoid clona o cérebro da capitã para tentar criar uma excepcional guerreira.

35 anos depois, a filha de Jung-yi, Yun Seo-hyun vira chefe de pesquisa do projeto JUNG_E. Após várias tentativas frustradas de clonagem e simulação, a Kronoid abandona a pesquisa para lançar outro projeto. Seo-hyun fica sabendo disso e resolve salvar JUNG_E.

ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR. Prossiga com cautela.

Quanto mais a memória de Jung-yi é replicada, Yun e equipe percebem o aumento de um indicador comportamental não descoberto antes, superior até à dor e à combatividade de JUNG_E. Embora não fique explícito, é possível subentender que os sentimentos de mãe e filha da Jung-yi original ainda existem, mesmo na consciência artificial.

A doutora Yun, em um ato final, resolve “libertar” a mãe, uma vez que vê que o que a mantem “presa” é o pensamento na filha. Portanto, ao se sacrificar transferindo a a consciência de Jung-yi para um novo modelo de androide, a cientista remove todas as memórias de si própria do cérebro artificial de JUNG_E.

Mesmo assim, a androide ainda demonstra reconhecer e amar a filha. Porém, não sendo mais obrigada a reviver o passado contido em suas memórias. Com isso, JUNG_E termina a história podendo finalmente desfrutar do livre arbítrio.

Elenco e produção de JUNG_E

O elenco principal do filme é formado por Kang Soo-yeon (doutora Yun), Kim Hyun-joo (Jung-yi), Ryu Kyung-soo (Sang-heon), e Park So-yi (Seohyun). Este também é conhecido por ser o último projeto de Kang Soo-yeon, já que a atriz faleceu em maio de 2022.

A produção fica por conta do Climax Studio em uma parceria de desenvolvimento para a distribuição da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.