Lily Gladstone é a primeira mulher indígena a vencer o Globo de Ouro

O Globo de Ouro 2024 aconteceu no último domingo (07/01) e premiou os principais títulos de 2023, desde os filmes dos cinemas e streamings, a séries de televisão. Um dos principais destaques da noite foi a atriz Lily Gladstone, que fez história na premiação ao se tornar a primeira pessoa que se identifica como indígena a ganhar o prêmio de Melhor Atriz em Drama na cerimônia.

Gladstone recebeu a estatueta por sua atuação em “Assassinos da Lua das Flores”, no qual estrela ao lado de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Dirigido por Martin Scorsese, o filme trouxe para os cinemas uma história inspirada em fatos reais, ambientada no ano de 1920, quando uma série de assassinatos misteriosos ocorreram na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo, localizada na região norte-americana de Oklahoma. Na época, o caso foi investigado pelo FBI, marcando as primeiras investigações da agência criada recentemente. 

Mais detalhes do prêmio de Lily Gladstone

Quando foi receber o prêmio, Lily Gladstone falou no seu discurso como este momento foi histórico: “Este é um caso histórico. Não pertence apenas a mim. Estou segurando agora, segurando com todas as minhas lindas irmãs”. No momento, também falou na língua Blackfeet e disse que a “‘Nação Blackfeet’ é a bela comunidade, nação que me criou e me encorajou a continuar, continuar fazendo isso”.

Ainda no palco, Gladstone também homenageou a sua mãe, que estava presente na cerimônia, e disse: “Minha mãe, embora não seja Blackfeet, trabalhou incansavelmente para levar nosso idioma às nossas salas de aula, então tive uma professora de inglês Blackfeet enquanto crescia”.

Por fim, a atriz agradeceu a oportunidade de poder falar um pouco a sua língua, “porque neste negócio, os atores nativos costumavam falar suas falas em inglês e então os mixadores de som as rodavam de trás para frente para conseguir os idiomas nativos diante das câmeras”, completou a frase. 

De acordo com o portal The Guardian, Lily Gladstone cresceu na reserva Blackfeet, no noroeste de Montana, e viveu até os 11 anos de idade. Ela tem afiliações tribais que incluem Kainai, Amskapi Piikani e Nimi’ipuu First Nations.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.