Oppenheimer morreu de quê? Causa da morte do cientista

Em 2023, o nome Oppenheimer se tornou um dos mais citados no mundo, após o filme de Christopher Nolan ter se tornado um dos grandes sucessos do ano. Estrelado por Cillian Murphy, no papel do físico teórico, acompanhamos como foi elaborado o Projeto Manhattan, o projeto ambicioso que resultou no desenvolvimento das primeiras armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial.  

No filme, acompanhamos como J. Robert Oppenheimer, começou a sua carreira aos 22 anos e trilhou o seu destino para ser considerado “pai da bomba atômica”. Nascido em 22 de abril de 1904, em Nova York, estudou na Universidade Harvard e se formou em 1925. Em seguida, fez física na Universidade de Cambridge e na Universidade de Göttingen, onde obteve seu doutorado (PhD) em 1927, sendo orientado por Max Born. A partir de então, conquistou um espaço importante no mundo da ciência e foi responsável por liderar a criação da bomba atômica. 

Morte de Oppenheimer

O físico morreu aos 62 anos, após ter sido diagnosticado com câncer de garganta em 1965. Oppenheimer era fumante compulsivo e precisou passar por tratamento de radiação e quimioterapia, mas isso não foi o suficiente, pois em 1967, entrou em coma e faleceu em sua casa em Princeton.   

Depois de um semana, uma cerimônia póstuma foi realizada no Alexander Hall, no campus da Universidade de Princeton, e teve a presença de 600 pessoas, incluindo cientistas, políticos e militares, além de amigos como Bethe, Groves, Kennan, Lilienthal, Rabi, Smyth e Wigner. Também teve no memorial  o historiador Arthur M. Schlesinger, Jr., o romancista John O’Hara e George Balanchine, diretor do New York City Ballet. 

Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram depositadas em uma urna, na qual ficou sob responsabilidade de sua esposa, que a levou para uma praia e a deixou de frente para o mar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.