Previsões Oscar 2023: quais os filmes cotados?

A 95ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars 2023 será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) e homenageará os melhores atores, técnicos e filmes de 2022. Está programada para ocorrer no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, em 12 de março de 2023.

Jimmy Kimmel será novamente o apresentador do Oscar. O comediante e apresentador de TV, que completou 55 anos no último domingo (13), comandou as cerimônias da festa do cinema em 2017 e 2018.

A cerimônia de 2022 foi marcada pela agressão ao humorista Chris Rock, que apresentou a cerimônia de premiação. Na noite da festa, o ator Will Smith invadiu o palco da cerimônia do Oscar no e deu um tapa no rosto de Rock, por ele ter feito uma piada sobre a sua mulher, Jada Pinkett Smith, um momento que viralizou e deixou o público atônito.

Chris Rock, que foi agredido por Will Smith, recusou o convite da Academia para ser o apresentador dessa edição do Oscar, referindo que voltar para o Oscar seria como “voltar para uma cena de crime”.

Em maio de 2022, a Academia anunciou que não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming, como tinha aceitado nas edições anteriores devido à pandemia de COVID-19 e ao encerramento das salas de cinema.

Entretanto, apesar da volta da exigência de lançamentos nos cinemas, a Academia também afirmou que os filmes não precisam mais ser lançados especificamente em Nova York ou em Los Angeles para se qualificar para a premiação; eles também podem ser exibidos em Atlanta, Bay Area, Chicago ou Miami e, ainda assim, serem elegíveis.

Cameron, Spielberg e Aronofsky: grandes projetos na lista dos favoritos

Está cada vez mais claro quais são os grandes candidatos ao Oscar, e teremos alguns pesos-pesados fortíssimos. Os Fabelmans de Steven Spielberg, que parece ser um projeto de vida, é um destaque, mas talvez ninguém seja tão unânime como Brendan Fraser para Melhor Ator por seu trabalho em A Baleia, de Darren Aronofsky. A lista abaixo apresenta 10 favoritos à premiação.

  • Os Fabelmans

Dirigido pelo aclamado Steven Spielberg, o longa é uma semi-autobiografia inspirada na infância do cineasta, abordando os acontecimentos em sua vida até os 18 anos de idade.

  • A Baleia

Dirigido pelo cineasta Darren Aronofsky, o filme é baseado na peça homônima e acompanha a história de um professor recluso que sofre de obesidade severa e tenta recuperar os laços com a filha.

image 50
  • Tár

Dirigido por Todd Field e estrelado por Cate Blanchett, o filme aborda a história fictícia de Lydia Tár, a primeira maestrina chefe de uma grande orquestra alemã. As primeiras reações aclamam a atuação da australiana e pontuam o longa como uma obra-prima.

  • Tudo Em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Dirigido pelos Daniels e estrelado por Michelle Yeon, o longa aborda temas como maternidade e problemas familiares através de uma visão interessantes sobre o multiverso. 

image 51
  • Babilônia

Dirigido por Damien Chazelle, cineasta mais jovem a vencer o Oscar de Melhor Direção em 2017, o longa é ambientado na década de 1920, ele abordará um momento crucial na história de Hollywood, a transição do cinema mudo para o cinema falado, e promete ser um verdadeiro espetáculo nas telonas.

  • Avatar: O Caminho da Água

Com direção do renomado James Cameron, ele será ambientado no Reino de Pandora e mostrará os habitantes lutando contra novas ameaças a sua crescente civilização.

image 52
  • Women Talking

Comandado pela atriz e cineasta Sarah Polley, o potente drama retrata a história de 9 mulheres que se reúnem em um palheiro para debater sobre o destino de todas as mulheres de uma comunidade depois que sofrem abusos dos homens locais.

  • Decisão de Partir

O filme acompanha um detetive que parte para as montanhas para investigar a morte de um homem, quando conhece a misteriosa viúva da vítima. O filme é comandado pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook, mais conhecido pelo suspense de crime Oldboy (2003) e pelo premiado drama A Criada, de 2016.

  • Bardo ou Falsa Crônica de Algumas Verdades

Com o peso do nome de Alejandro Iñárritu na direção, o longa foi descrito como uma comédia épica e quase autobiográfica sobre um documentarista mexicano que volta à Cidade do México para receber um prêmio.

image 53
  • Armageddon Time

Armageddon Time é inspirado na juventude do próprio Gray crescendo no bairro de Queens em Nova York durante a década de 80. A história foca na sua família, a união entre eles, e a ideia do Sonho Americano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.