Reality Winner: quem foi a mulher que inspirou o filme Reality?

Com direção de Tina Satter, Reality é um drama policial lançado em 2023 que foi amplamente aclamado pela crítica, com elogios à direção e ao elenco, baseado na história real de Reality Winner, uma veterana que acabou presa pela divulgação não autorizada de informações governamentais aos meios de comunicação social.

image 107

Por mais que a história de Winner pareça muito absurda, o caso é real, com a ex-tradutora da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos recebendo uma das maiores penas de prisão já imposta após ter divulgado um relatório de inteligência sobre a interferência russa nas eleições de 2016 no país.

Após ter sido dispensada com honras pela Força Aérea em 2016, Winner tentou diversos outros empregos, até que foi contratada pela Pluribus International Corporation, uma pequena empresa que fornece serviços sob contrato com a Agência de Segurança Nacional.

Nesta posição, ela foi em busca dos relatórios confidenciais sobre a interferência eleitoral russa e, apesar de o material estar fora do âmbito da sua autorização de segurança, ela conseguiu encontrá-lo, enviando-o posteriormente de forma anônima para o portal The Intercept.

No dia 3 de junho de 2017, Winner recebeu a visita de agentes do FBI em sua casa e ela acabou tendo sua prisão decretada no dia 5 de junho daquele mesmo ano, condenada a cinco anos e três meses. Em 2021, ela acabou sendo solta por “bom comportamento”, e já alegou em diversas entrevistas que fez o que fez pois o “povo estava sendo enganado”.

Mais sobre Reality: trama, elenco e onde assistir

Inspirado na peça de teatro Is This a Room, encenada originalmente por Satter, o filme segue uma premissa parecida e acompanha a história da ex-especialista em inteligência americana que foi presa pela divulgação não autorizada de informações do governo à mídia.

O grande foco da produção está na busca realizada pelo FBI e o interrogatório de 104 minutos ao qual Reality Winner foi submetida, usando um diálogo original não editado de uma gravação do FBI que expõe a crueldade do estado vigilante.

A atriz Sydney Sweeney, conhecida por seu papel na série Euphoria, interpreta a protagonista, e é acompanhada por nomes como Josh Hamilton, Marchánt Davis, Benny Elledge e John Way. O filme é uma produção da HBO, mas não está disponível no Brasil. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.