Rolling Stone indica 10 discos indies e alternativos para ouvir

Cansado de ouvir sempre as mesmas músicas do top 50 do Spotify? A Rolling Stone Brasil elaborou uma lista com dez dicas de álbuns indies e alternativos passando por gêneros como pop, rock e folk. Confira a lista:

1. “Cry Baby” (2015) – Melanie Martinez

Essa é para os fãs de pop alternativo. Logo em seu álbum de estreia, Melanie Martinez já trouxe letras fortes sobre padrão de beleza (“Mrs. Potato Head”), famílias disfuncionais (“Dollhouse”), entre outros assuntos tabu.

2. “Xx” (2009) – The xx

O álbum de estreia da banda britânica mistura as influências de R&B do grupo com rock alternativo, música eletrônica e pop-punk em faixas melancólicas e arranjos bem minimalistas. O disco não recebeu tanta atenção na época de estreia, mas já foi bem recebido pela crítica e acabou se tornando um “sleeper hit” no Reino Unido.

3. “Parachutes” (2000) – Coldplay

Antes de partir para o pop e o eletrônico, lá no seu início, o Coldplay era uma banda de rock alternativo. O álbum de estreia do grupo, muito influenciado pela banda Radiohead, conta com sucessos como “Shiver” e “Yellow”.

4. “Born To Die” (2012) – Lana Del Rey

Mesmo não tendo sido bem recebido pela crítica na época, “Born To Die” foi um dos álbuns pop mais importantes da última década, influenciando vários artistas pop a embarcarem em um lado mais “alternativo”. O som dos últimos álbuns da cantora é bem diferente dessa estreia, mas “Born To Die” será sempre um queridinho dos fãs, com hits como a faixa-título, “Blue Jeans” e “Video Games”.

5. “Whatever People Say I Am, That’s What I Am Not” (2006) – Arctic Monkeys

Que tal dar um pouco de descanso para “AM” (2013) e conferir o álbum de estreia dos britânicos? Logo em sua estreia, a banda já fez um disco que entrou em diferentes edições da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone e NME.

6. “Out of Time” (1991) – R.E.M.

Este disco transformou a banda de rock alternativo em um sucesso mundial e transformou a música “Losing My Religion” em um dos maiores hits dos anos 90.

7. “Blood Sugar Sex Magik” (1991) – Red Hot Chilli Peppers

O quinto trabalho da banda é um dos mais elogiados do grupo, mergulhando no som de rock alternativo e criando o mega hit “Give It Away”. O disco entrou na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

8. “The Battle of Los Angeles” (1999) – Rage Against the Machine

O terceiro disco da banda continuou a tradição da banda de várias músicas de cunho social e político, com faixas de sucesso como “Guerrilla Radio” e “Voice of the Voiceless”.

9. “For Emma Forever Ago” (2007) – Bon Iver

O primeiro álbum da banda é uma ótima opção para quem gostou de “folklore” (2020) da Taylor Swift – que conta com uma participação da banda na faixa “exile” -, e é a casa da música mais famosa do grupo: “Skinny Love”.

10. “Slow Riot for New Zero Kanada” (1999) – Godspeed You! Black Emperor

O EP da banda canadense é para os fãs de pós-rock, com um foco bem maior nos instrumentais do que nas letras.

Fonte: Rolling Stone Brasil.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.