Ruído Branco: Explicação, significado e final do filme

Ruído Branco, da Netflix, é o mais novo projeto do cineasta Noah Baumbach. Cineasta conhecido por seu trabalho em filmes como História de um Casamento (2019) e A Lula e a Baleia (2005), o longa-metragem original da plataforma é o mais novo projeto do diretor.

Baseado no livro White Noise, de Don DeLillo, o filme apresenta a confortável vida suburbana do professor Jack Gladney e sua família, que é abalada quando um acidente causa um vazamento químico e libera uma nuvem negra nociva.

O filme reflete sobre o medo da morte na sociedade moderna e sua obsessão por cuidados médicos, utilizando-se de diversas alegorias cinematográficas para expor sua mensagem. E essa mensagem, apesar de se fazer bastante presente, também fica subentendida devido à linguagem caótica e o humor peculiar do filme.

Além disso, o filme também ilustra os conflitos da vida cotidiana em meio a questões filosóficas e universais, como o amor e a possibilidade de felicidade em um mundo repleto de incertezas.

O elenco conta com nomes de peso, como Adam Driver e Greta Gerwig como o casal protagonista, além de Raffey Cassidy, Sam Nivola e Dom Cheadle, entre outros grandes nomes. Assista ao trailer:

O que é o medo da morte para Ruído Branco

ATENÇÃO: o texto a seguir possui spoilers. Prossiga com cautela.

Próximo ao final do filme, Jack, o pai da família, descobre que sua esposa Babette está tomando um medicamento chamado Dylar. O medicamento, que estava em testes clínicos, mas foi suspenso, precisou ser arranjado com um Sr. Gray, com quem Babette trocava por favores sexuais.

O Dylar, aparentemente desconhecido pela população local, é um medicamento que inibe o medo da morte. Segundo Babette, ela estava fazendo uso pois estava cansada de sentir medo e queria viver sua vida de uma forma normal.

Após Jack descobrir tudo, ele tenta matar o Sr. Gray e tenta fazer parecer suicídio, mas falha e acaba baleado, indo parar num hospital com Babette. A situação de quase morte do casal os faz perceber que sua discussão não era nada comparada ao relacionamento e à família que construíram juntos.

Com isso, o filme termina em um de seus ambientes mais importantes: um supermercado brilhante e organizado, onde todos começam a dançar nos corredores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.