Terremoto: como termina? Final do filme e explicação

“Terremoto” é um filme noruegues, que foi lançado no país em 2018, mas chegou aos Brasil somente em 2020. Na trama, acompanhamos a história de uma família que precisa sobreviver, depois que um intenso terremoto atinge a cidade. 

Tudo começou em 1904, quando um tremor de terra de 5,4 na escala Richter ocorreu em Oslo, capital da Noruega. Desde então, os habitantes viviam com a possibilidade de que um novo terremoto pudesse acontecer. Depois de anos, a tragédia ocorre, fazendo com que o geólogo Kristian Eikjord tenha que mais uma vez lutar pela vida da sua família, enquanto o terremoto destrói a cidade.  

Explicação e final de Terremoto

Depois de três anos, quando o geólogo Kristian Eikjord e sua família sobreviveram ao tsunami que assolou a cidade, ele está vivendo um novo momento na vida, pois  sua esposa Idun se divorcia dele e ele está separado dos filhos, Sondre e Julia. Quando Kristian descobre que um colega morreu, depois de um colapso no túnel Oslofjord, ele decide viajar para Oslo, com intuito de descobrir as circunstâncias de sua morte.

Ele se reúne com uma equipe que mantém um sistema de monitoramento de atividades sísmicas e todos afirmam que tudo está normal. Na cidade, Kristian visita Idun e conhece a namorada de Sondre, mas essa aproximação não sai como esperado, pois ele e Idun discutem. No dia seguinte, o geólogo insiste que tem algo errado com o solo, e de repente, uma fenda sísmica destrói a Ópera de Oslo, onde sua filha estava fazendo um recital. 

Idun consegue salvar a garota, enquanto Kristian chega para confrontar o líder da equipe que estava monitorando os tremores. Apesar desse ocorrido, eles seguem a vida normalmente e Idun sai para trabalhar na manhã seguinte, enquanto Sondre vai para a Universidade de Oslo. Mas, Kristian recebe uma informação crucial: que Konrad, seu amigo falecido, estava usando ratos para investigar suas teorias e eles morreram após receber alta quantidade de gases tóxicos. 

Após isso, Kristian conclui que um grande terremoto, de até 8,5 na escala Richter, poderá atingir a cidade. Kristian, Marit e Júlia correm para informar Idun sobre a possibilidade de ocorrer uma tragédia, enquanto ligam para Sondre para avisá-lo, porém ele ignora as chamadas. Ele chega no hotel onde sua ex-mulher trabalha e a convence de sair com ele, acionado o alarme de incêndio para fazer com que todos evacuem.

Em seguida, Júlia entra no prédio para encontrar eles, mas o terremoto acontece e devasta a cidade. O elevador Kristian e Idun cai em direção ao chão, mas é parado violentamente. Eles acordam e Kristian e Idun saem do elevador, precisando desviar dos detritos soltos pelos tremores secundários. Apesar de todas tentativas de saírem juntos, Idun não resiste aos ferimentos e morre. Devastado, Kristian tenta encontrar Júlia, e depois de muitos desencontros, Julia o encontra apagado. Ela o acorda e eles saem do prédio em ruínas. 

Ao final, Kristian e Julia também encontram Sondre e o trio consegue chegar de balsa à sua antiga casa em Geiranger. Nos créditos finais, o filme explica que a Noruega tem a maior atividade sísmica ao norte dos Alpes e é possível que um grande terremoto atinja o país um dia, mas não há informações de quando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.