Vida trágica de Robert Downey Jr: drogas, prisões e reabilitação

Robert Downey Jr se tornou um dos atores mais queridos e populares da atualidade, principalmente por seu papel no universo cinematográfico da Marvel Studios como o Homem de Ferro. Porém, antes de voltar a brilhar nas telas, o ator teve um passado bastante obscuro e conturbado.

Por muito tempo, Downey Jr.conviveu com problemas com drogas, que o acompanharam desde a infância. Isso porque seu pai, o cineasta Robert Downey Sr, que também sofria com o vício. Com isso, Jr experimentou maconha pela primeira vez aos 8 anos, devido à influência do pai.

image 24
Robert Downey Jr e seu pai, Robert Downey Sr

Sua carreira de ator teve início por volta dos 5 anos de idade, quando ele apareceu no filme Pound, de 1970, dirigido e escrito por seu pai. Conforme foi crescendo, ele decidiu largar os estudos e quis investir na carreira de ator. Nos anos 80, ele fez algumas peças de teatro e chegou a integrar o elenco do Saturday Night Live.

Após o fracasso em sua passagem pelo Saturday Night Live, que conquistou uma baixíssima audiência, Downey Jr mostrou seu valor à Hollywood, aparecendo em filmes como Tuff Turf – O Rebelde e Mulher Nota 1000, que o ajudaram a impulsionar a carreira e o inseriram em diversos outros filmes.

Em 1992, sua carreira chegou ao auge quando, após atuar nos mais variados filmes, o ator  interpretou Charlie Chaplin na cinebiografia do lendário ator. Sua performance foi bastante elogiada, rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

A queda de Robert Downey Jr

Após a ascensão, Downey Jr começou a decair por volta de 1996, entrando no que viria a ser o período mais nebuloso de sua vida, que perduraria até 2001. Neste período, seu vício em drogas se acentuou e o levou à prisão por diversas vezes.

image 19

Sua primeira prisão aconteceu ainda em 1996, quando o ator foi detido em Los Angeles por posse de cocaína, heroína e um revólver sem munição. Desde então, o ator chegou a ser preso mais seis vezes. Até que finalmente, foi vencido pelo cansaço.

Depois destas diversas idas e vindas da prisão, com a carreira em risco novamente, cheio de dívidas e perto de declarar falência, o astro decidiu mudar de vez seu estilo de vida. Downey Jr resolveu levar o tratamento à sério para que pudesse abandonar seu vício de uma vez.

Desde julho de 2003, Robert Downey Jr garante que nunca mais utilizou qualquer tipo de droga. O ator também alega que sua esposa, a produtora Susan Downey, o ajudou muito neste processo.

O renascimento de Robert Downey Jr

Seu histórico turbulento acabou fechando as portas de Hollywood para Downey Jr. Porém, ainda em 2003, ele recebeu uma oportunidade graças ao ator Mel Gibson, um dos produtores do filme Crimes de um Detetive, que se tornou um grande amigo de Robert.

Aos poucos, Robert foi conseguindo alguns papeis em filmes como Na Companhia do Medo, Zodíaco, O Homem Duplo, entre outros. Mas nenhum era grande o suficiente para o que viria a seguir em sua carreira.

Em 2008, Homem de Ferro, o primeiro filme do UCM, chegou aos cinemas com Robert Downey Jr no papel principal. Foi uma decisão difícil para os executivos da Marvel, mas o diretor Jon Favreau, que também atua como o personagem Happy Hogan, insistiu em Robert no papel.

“Os melhores e piores momentos da vida de Robert foram expostos ao público. Ele teve de encontrar um balanço para ultrapassar os obstáculos que iam além de sua carreira. Esse é o Tony Stark”, explica o cineasta por sua escolha.

Desde então, o nome de Robert Downey Jr voltou ao estrelato, chegando até mesmo a garantir um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para o ator por outro filme do mesmo ano, a comédia Trovão Tropical. Depois disso, além de reprisar o papel de Tony Stark até Vingadores: Ultimato, Robert também apareceu em outros filmes como Sherlock Holmes e Um Parto de Viagem.

No momento, o ator, que já chegou a ser o mais bem pago de Hollywood entre 2013 e 2015, divulga seu trabalho em Oppenheimer, de Christopher Nolan, e se prepara para dar vida novamente à Sherlock Holmes, no terceiro filme da franquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.